domingo, 1 de novembro de 2015

A ARTE DA ESCRITA

Não acredito em falta de criatividade. Toda mente humana é um poço de ideias e histórias incríveis e maravilhosas. Cada momento do nosso dia a dia poderia render um livro, se tivéssemos a capacidade de colocar no papel tudo o que passa na nossa imaginação na mesma velocidade, pois o ser humano tem em média seis mil pensamentos por hora.

Se tivéssemos essa capacidade, não existiriam escritores, nem roteiristas de filmes, nem jornalistas, nem poetas, nem letristas de música, nem contadores de histórias. Todo mundo teria suas próprias histórias, crônicas, letras, poesias, romances, novelas, aventuras e suas próprias invenções para buscar diversão, lazer e até soluções de problemas.

Acontece que não conseguimos processar toda a informação a que temos contato, e nem aproveitar as inúmeras situações que nossa mente cria, e que por isso mesmo, acaba apagando pouco tempo depois. Ninguém tem essa capacidade, mas há quem consiga chegar perto disso: aqueles que têm o dom da escrita.

Se uma pessoa tem facilidade de escrever, ou seja, transformar em palavras pelo menos parte do que pensa, acaba se destacando em qualquer grupo, pois facilita muito a comunicação dentro dele.

Às vezes é espantoso ler cronistas, colunistas e até mesmo alguns “blogueiros”, porque eles têm a capacidade de narrar ou dissertar sobre qualquer assunto. Também é surpreendente a qualidade dos textos de crianças e pré-adolescentes, que expõe as suas opiniões de forma majestosa.

Escrever é uma arte, que é desenvolvida assim que a criança é alfabetizada. Mas, nem todos têm vontade ou incentivo o suficiente para realizar esta tarefa. Essa falta de vontade ou de incentivo é que os inibe e cala. Pois…

Cada momento do nosso dia a dia poderia render um livro. Toda mente humana é um poço de ideias e histórias incríveis e maravilhosas. Não acredito em falta de criatividade.


(Texto escrito em junho de 2009, para a disciplina de Introdução ao Jornalismo, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.)
(Acesso em http://thumbs.dreamstime.com/thumb_355/1232133076JWRiX9.jpg)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOCRÍTICA

Eu não faço ideia se procede, mas na manhã deste quente sábado litorâneo, acordei por acaso, tendo que ligar o celular às pressas (sim, durm...